ARQUEAÇÃO DE TANQUES

Saiba mais sobre:ARQUEAÇÃO DE TANQUES

Um tanque de armazenamento é um reservatório destinado para armazenar fluidos à pressão atmosférica ou pressões superiores à atmosférica e também produtos a granel. No entanto, a arqueação de tanques é o processo que tem por objetivo a determinação da capacidade volumétrica destes tanques de armazenamento, através da realização de medições internas e externas resultando em uma tabela volumétrica contendo o volume de líquido correspondente para vários níveis de enchimento do tanque.

Tabela volumétrica do volume dos tanques.

Na indústria de petróleo, os tanques de armazenamento são utilizados para armazenar produtos que podem ser: matérias-primas (em grandes quantidades a fim de garantir o suprimento das plantas), produtos intermediários (produtos finais para algumas unidades e matéria-prima para outras são estocados para que não seja necessária a operação conjunta) e produtos finais (estocados, esperando distribuição aos consumidores). Portanto, os tanques são fundamentais para permitir boa flexibilidade para as operações e finalmente garantir a continuidade do processamento de petróleo e seus derivados.

Certamente a maioria dos tanques de armazenamento é construída de acordo com os requisitos definidos pelo código americano API 650. Além disso, estes tanques podem ter dimensões variadas, indo desde 2 ou 3 m de diâmetro até 50 m ou mais. Em geral, estão instalados dentro de bacias de contenção com a finalidade de conter os derrames em caso de rotura do tanque. A sua construção pode ser feita com teto fixo ou flutuante, interno ou externo, dependendo sempre das características e o tipo de produto a armazenar.